Cuidados Básicos de um Contrato de Locação

O Contrato de Locação é o instrumento que regula os direitos e deveres de um aluguel enquanto este perdurar. É muito importante que toda locação seja formalizada por meio de um contrato escrito, seja ela de imóveis ou de bens móveis. Este contrato deve conter todos os detalhes da locação:

  • Descrição do bem locado;
  • Dados das partes valor;
  • Período de validade;
  • Modalidade de garantia;
  • Penalidades em caso de inadimplemento; entre outros.

Atualmente, muitas famílias têm optado por firmar um contrato de locação para moradia do que realizar um financiamento bancário para aquisição do bem de forma definitiva – daí a importância da formalização de bom contrato para que as “regras do jogo” fiquem claras a todos contratantes. Deste modo, este tema é de muita relevância no cenário atual!

Os contratos podem apresentar cláusulas parecidas ou até mesmo idênticas, e isso causa uma espécie de “mito” sobre determinadas relações. Por exemplo, pode-se afirmar que “é dever do locatário pagar a taxa condominial”? Pois bem, é verdade que essa cláusula é muito comum, contudo, nada impede que, no momento da negociação do contrato, as partes tenham combinado algo diferente.

Outro exemplo muito conhecido é de que “o atraso no pagamento gera uma multa de 10% (dez por cento”). A cláusula penal, popularmente conhecida como multa, também pode ser pactuada de forma diversa no momento da negociação do contrato, assim como eventuais cobranças adicionais, como encargos com advogado(a), etc.

Portanto, é essencial contratar um profissional adequado para elaboração do referido documento, ou mesmo se certificar de que na imobiliária que emite o contrato existe um departamento jurídico especializado para tanto.

O momento de discutir as cláusulas de um contrato é durante a negociação, e não depois que o “problema” surgir. Busque sempre falar com um profissional da área, mas não só isso: converse com pessoas da sua confiança que já tenham passado por situações conflitantes com esse tipo de contrato para agregar conhecimento e, com isso, ajudar na negociação do seu contrato.

Conheça nossas publicações

Sistema Arbitral e suas vantagens

O que é o Sistema Arbitral? A arbitragem pode ser descrita como sendo um método alternativo para resolução de conflitos, no qual as partes interessadas